Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índice de glaucoma aumenta em Nampula

As autoridades de Saúde em Nampula estão preocupadas com o aumento progressivo de casos de glaucoma, considerada uma das principais causas da cegueira em vários países do mundo, incluindo Moçambique.

Segundo fonte dos serviços de oftalmologia do Hospital Central de Nampula (HCN), de Janeiro de 2013 a esta parte, deram entrada naquela unidade sanitária cerca de 400 novos casos de glaucoma. Este número não espelha a realidade, tendo em conta que grande parte dos pacientes não procura pelos tratamentos médicos, por vários motivos.

Fernando Bila, técnico superior especializado em oftalmologia, afecto na maior unidade sanitária da região norte, disse que o Governo necessita de promover uma campanha de sensibilização às comunidades sobre as consequências da doença.

O glaucoma não apresenta quaisquer sintomas, no começo a perda da vista é súbtil e pode não ser percebida pelo paciente, mas a sua evolução pode ser atrasada, mediante o tratamento especializado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 65 milhões de pessoas em todo o planeta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!