Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índia tem cerca de 6 mil desaparecidos depois do mês de enchentes

A Índia declarou oficialmente que cerca de 6.000 pessoas estão desaparecidas depois de um mês de enchentes atingirem grandes áreas do Estado de Uttarakhand, ao norte do país, mas as autoridades não quiseram confirmar se estariam mortos.

O número de 5.748, com base na contagem de desaparecidos do país, foi a primeira estimativa oficial depois de semanas de dados desencontrados de mortos e desaparecidos de algumas centenas a milhares.

As famílias dos desaparecidos agora passam a ser candidatas a receber ajuda financeira, disse o ministro-chefe de Uttarakhand, Vijay Bahuguna, numa entrevista à imprensa, acrescentando que o governo deve pagar 150.000 rúpias (2.500 dólares) a famílias no Estado, além da indemnização do governo federal.

“Nós não estamos a entrar na polémica se as pessoas desaparecidas estão mortas ou não”, disse Bahuguna. O número oficial de mortos ainda está em 580 pessoas, disse à Reuters um funcionário da Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres.

Mais de 4.600 dos desaparecidos em Uttarakhand são provenientes de outros lugares da Índia, disse o funcionário, que não quis ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

As chuvas alcançaram níveis recordes em Junho e causaram desmoronamentos e inundações de rios em Uttarakhand, atingindo milhares de devotos que vão anualmente ao local de peregrinação nos templos nas cidades de Kedarnath, Gangotri, Badrinath e Yamunotri.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!