Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índia e Rússia acertam acordos bilionários de energia e defesa

A Índia e a Rússia assinaram neste sábado acordos bilionários nas áreas de energia e defesa, numa cimeira que buscou colocar nova vida na relação entre os dois países, que vem sendo testada pelas novas alianças globais e pelo conflito no Oriente Médio.

No maior acordo, um grupo liderado pela estatal de petróleo russa Rosneft disse que pagará 12,9 biliões de dólares norte-americanos por uma fatia de controle da indiana Essar Oil e da infraestrutura portuária que ela possui.

Os países, que tiveram fortes laços durante a Guerra Fria, anunciaram planos para se unirem na fabricação de helicópteros na Índia. O governo indiano disse também que comprará um sistema de mísseis terra-ar e fragatas invisíveis aos radares.

“A nossa é realmente uma relação única e privilegiada”, disse o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, depois de conversas com o presidente russo Vladimir Putin, em Goa, cidade na costa leste do país.

O acordo Rosneft-Essar será a maior aquisição estrangeira na Índia, e o maior acordo desse tipo da Rússia no exterior, segundo dados da Thomson Reuters. Ele chega no momento em que a Rússia reafirma o seu papel em assuntos globais e está com a sua própria economia estagnada, afetada por sanções do Ocidente e baixos preços do petróleo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!