Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Incrementa em 0,42% contribuição do ramo de Seguros no PIB

A contribuição do ramo de Seguros na economia moçambicana aumentou em 0,42%, para 1,32%, contra a taxa anterior de 0,9% de 2008, segundo indica o Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM).

Em termos de prémios o sector registou um aumento médio anual de 26%, segundo Maria Santos, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do ISSM, tendo em 2012 os prémios brutos sido de 5381,8 milhões de meticais, contra 2195,5 milhões de meticais alcançados em 2008.

Em Moçambique, aquela actividade revela-se cada vez “mais atractiva”, pois de apenas uma seguradora existente nos anos 90, do passado século XX, agora estão em exercício 14 firmas e uma resseguradora, de acordo ainda com Maria dos Santos, realçando que a oferta do seguro para o ramo agrário é “pouco significativa”, apesar de a maior parte da população moçambicana depender da agricultura para a sua subsistência.

A aposta no seguro agrário pode contribuir para minimizar os impactos negativos de desastres naturais cíclicos no país, observou Maria Santos, realçando que o aumento da produtividade resultante daquela acção pode criar “espaço para aumentar a competitividade de produtos agrícolas nacionais a nível da África Austral”.

Maria dos Santos falava esta quinta-feira, em Maputo, durante o II Seminário sobre Seguro Agrário aberto pelo vice-ministro da Agricultura, António Limbau. O encontro envolveu agentes económicos, académicos e representantes dos parceiros internacionais de cooperação que apoiam aquele sector no país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!