A província da Zambézia conta, desde esta quinta-feira (08), com um Instituto de Segurança Social, em Quelimane, e uma fábrica de descasque de arroz, em Namacurra. Os edifícios foram inaugurados pelo Presidente da República Armando Emílio Guebuza, que desde quinta-feira visita aquela província para se inteirar das dificuldades da população.
Entretanto, a rivalidade entre o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, e Armando Guebuza voltou a marcar a visita do estadista moçambicano àquele ponto da região Centro do país, uma vez que Guebuza não aceitou cumprimentar Manuel de Araújo, apesar de lhe ter estendido a mão. As pessoas presentes na cerimónia consideram a atitude de Guebuza uma “covardia”.
Outro episódio a registar, é o facto de alguns jornalistas de órgãos públicos e privados em Quelimane terem sido impedidos de chegar a Mulela, no distrito de Pebane, onde decorria a visita presidencial, devido à falta de combustível na viatura do Ministério da Saúde (MISAU) que transportava os articulistas.