Devido a interação entre a zona de convergência intertropical, localizada sobre as zonas norte e centro e uma crista de altas pressões no sul do País, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê períodos de ocorrência de chuva moderada por vezes intensa e persistentes (precipitação acumulada superior a 50 mm em 12 horas), acompanhada de trovoadas e ventos por vezes fortes, nas províncias de Sofala (distritos de Búzi, Dondo, Beira, Marromeu, Inhaminga e Caia ) e Zambézia (Chinde, Mopeia, Quelimane, Morrumbala e Namacurra) a partir do dia 18, prolongando- se até ao dia 20 de Fevereiro de 2010.
Segundo um comunicado do INAM, prevê-se também chuvas moderadas, localmente intensas (precipitação acumulada superior a 50 mm em 24 horas) nas províncias de Tete, Niassa, Nampula, Manica e Inhambane, durante o mesmo período.
O mesmo sistema poderá causar chuvas moderadas, por vezes intensas, na Zâmbia e no Malawi – segundo indica o comunicado. “Como impactos, espera-se o aumento dos escoamentos nas bacias do Zambeze, Pungué e Búzí” – adverte o Instituto Nacional de Meteorologia, que salienta ainda que as chuvas poderão causar alagamento nas zonas urbanas e peri-urbanas. Por último, o INAM recomenda a tomada de medidas de precaução.