Várias personalidades políticas e académicas nacionais, entre as quais o antigo Presidente da República, a ex-Primeira-Ministra, dois antigos Vice-Ministros e um ex-Reitor aderiram aos quadros da Universidade Politécnica, onde dirigem vários projectos investigativos, académicos e socioculturais.
Trata-se de Joaquim Alberto Chissano, antigo Presidente da República, Luísa Dias Diogo, ex-Primeira- Ministra, Victor Bernardo, antigo Vice-Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Luís Covane, ex-Vice-Ministro da Educação e Cultura, e Jamisse Taímo, ex-Reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais-ISRI e antigo Presidente da Comissão Nacional de Eleições.
Chissano pertence aos quadros da UP desde 2005, quando lhe foi outorgada a cátedra de Gestão de Conflitos. Tem participado activamente no Instituto Superior de Estudos de Paz e Conflitos, enquanto Diogo exerce as funções de conselheira para o Desenvolvimento Estratégico da Escola Superior de Altos Estudos e Negócios – ESAEN. P
or sua vez, Bernardo desenvolve as funções de chefe do Departamento de Engenharias, na Escola Superior de Gestão de Ciências e Tecnologias, enquanto Jamisse Taímo dirige a Escola Superior de Altos Estudos e Negócios – ESAEN, com a função de dinamizar a área de pós-graduação e pesquisa. J
á Covane acaba de ser integrado no quadro da A Politécnica, para exercer a função de oficial de Programas, na Unidade de Extensão e Cooperação Universitária – UECU.