Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Iluminação pública é essencial para a qualidade de vida das comunidades

Foi inaugurada, última sexta-feira, o Projecto de Construção da Rede de Iluminação Pública do Município do Dondo, na província de Sofala. Tratou-se de uma cerimónia marcada pela participação massiva da população daquela autarquia, localizada a trinta quilómetros da cidade da Beira, a capital provincial de Sofala.

O evento coincidiu com a festa que assinala a elevação da Vila de Dondo a categoria de cidade. Dondo faz vinte e cinco anos desde que foi elevado a categoria de cidade. Tanto a população local, assim como as autoridades autarquicas locais enalteceram a parceria celebrada com a Empresa Pública Electricidade de Moçambique (EDM-EP) em Novembro do ano passado, que permitiu o município apresentar hoje uma nova face.

O Administrador da EDM-EP, Fernando Dias, referiu durante a cerimónia de inauguração que a iluminação pública é essencial para a qualidade de vida de uma comunidade, assim como é de fundamental importância para o desenvolvimento social e económico das sociedades.

Segundo referiu ainda, a iluminação pública tem cada vez mais se destacado não só como um dos vectores importantes para a segurança pública dos centros urbanos, mas como também na prevenção da criminalidade.

“Dondo vai testemunhar este benefício no seu quotidiano” – destacou. Refira-se, a EDM-EP e o Conselho Municipal do Dondo celebraram um memorando de entendimento válido por três anos para a concretização deste projecto.

O projecto orçado na totalidade em cerca de 6.3 milhões de meticais, está dividido em três lotes, que consistem basicamente na reposição e ampliação da rede de iluminação pública, construção de redes de média e de baixa tensão e ainda montagem de dois postos de transformação.

O valor do projecto foi integralmente disponibilizado pelo município do Dondo, pelo que o Administrador da EDM-EP, Fernando Dias, declarou gostaria futuramente ver este grande exemplo dado pelo Conselho Municipal do Dondo ser seguido por outros municípios, investindo em infra-estruturas eléctricas que beneficiem directamente os munícipes.

Fernando Dias apelou para a colaboração dos munícipes do Dondo na protecção das infra-estruturas ora inauguradas contra o vandalismo, sob pena de verem frustradas as expectativas já depositadas em torno das mesmas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!