Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tecnologias e Informação: Governo planeia formar 10 mil jovens em três anos

Pelo menos 10 mil jovens moçambicanos poderão beneficiar de cursos de formação de Tecnologias e Informação, no âmbito de uma campanha do Governo destinada a reduzir os actuais índices de iliteracia digital no país.

O plano foi anunciado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, falando esta quarta-feira a jornalistas momentos após o início do quarto Congresso de Tecnologias de Informação e Comunicação de Moçambique, evento que decorre em Maputo até a próxima Quinta-feira.

“O que nós queremos é termos mais jovens que saibam manipular as tecnologias de informação e comunicação ao nível de utilizador”, disse o governante.

O censo populacional de 2007 indica que apenas 3,9 por cento dos cerca de 20,2 milhões de habitantes em Moçambique tinham acesso ao computador.

É verdade que, de 2007 a esta parte, essa tendência pode ter melhorado, mas, segundo o Ministro, o número de pessoas que sabem manusear computador está abaixo de 10 por cento.

Massingue explicou que o plano consiste em treinar mais jovens moçambicanos a saberem utilizar as aplicações mais básicas do computador.

“Queremos que mais jovens saibam manipular o computador. Obviamente, daí também podem sair grandes inovadores deste país”, sublinhou.

A redução dos actuais índices de iliteracia digital é um dos desafios do pelouro da Ciência e Tecnologia que foi abordado hoje durante o congresso, um evento que conta com a participação de empresas nacionais e estrangeiras que operam nesse ramo de actividade.

Massingue disse que outro desafio do Governo é trabalhar no sentido de garantir que cada um dos 128 distritos do país tenha o seu portal na Internet dentro dos próximos 12 meses.

“Agora o nosso desafio não é só montar os centros multimédia, mas também fazer com que cada distrito tenha o seu próprio portal na Internet”, disse ele.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!