Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ilha de Moçambique na lista dos distritos com elevados índices de Analfabetismo

O distrito costeiro da Ilha de Moçambique figura entre os de maior indices de analfabetismo, situação que desconforta as autoridades da Educação e Cultura deste ponto do país. De acordo com dados disponíveis, mais da metade da população daquele distrito encontra-se na situação de analfabetismo como consequencia de baixos níveis de escolarização. 

Em nível quase semelhante encontram-se os distritos de Memba, Malema e Eráti. Páscoa de Azevedo, directora provincial de Educação e Cultura em Nampula, disse que, com vista a inverter a situação, a Ilha de Moçambique foi identificada como sendo o distrito-piloto onde serão implementados vários projectos, sobretudo os de criação de centros de alfabetização, destinados não apenas a adultos, mas, também, população em idade escolar que, por vários motivos, não conseguiram ingressar no estudo normal.

Por outro lado, a fonte referiu que para além dos referidos centros de alfabetização, está, igualmente, projectada a introdução de actividades de geração de rendimento susceptíveis de incentivar a adesão da população às acções ligadas ao processo de alfabetização naquele ponto da província de Nampula.

Temos cerca de 200 mil pessoas em situação de analfabetismo na Ilha de Moçambique, mas, de acordo com os nossos planos, pretendemos que até 2013 o número possa reduzir para zero. Sublinhou Páscoa de Azevedo.

A nossa interlocutora afirmou que o seu sector, através do Cenetro de Alfabetização de Adultos, dispõe de recusos necessários para subsidiar o projecto, cujo arranque está previsto para o próximo ano. Saliente-se que foi deliberada a isenção, para as mulheres, de taxas de matrícula até à conclusão do nível secundário geral, como forma de incentivar a sua aderência ao processo de escolarização.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!