Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Instituto de Investigação Agrária de Moçambique instala laboratório de solos

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Centro Zonal Nordeste, projecta, até 2012, arrancar com as obras de construção de um Laboratório dos Solos na província de Nampula.

Trata-se de um projecto de grande envergadura denominado “PROSAVANA” e enquadrado nos acordos de cooperação estabelecidos entre os governos de Moçambique, Brasil e Japão, cujos montantes, no entanto, não foram revelados.

Segundo Fernando Chitio, delegado do IIAM, o Laboratório de Solos terá a função de efectuar análises dos conteúdos nutricionais da terra, casos de potássio, fósforo e outros elementos afins considerados importantes para facilitar o processo de adubagem e consequente incremento da produção.

Chitio, que revelou estar projectado para breve o lançamento da primeira pedra da construção do referido empreendimento, deplorou a escassez de equipamento com que se debate o funcionamento do Laboratório de Ciências Animais.

O governador de Nampula, Felismino Tocoli, que esta terça-feira efectuou visita de trabalho para se inteirar o ponto de situação daquela instituição vocacionada ao melhoramento das sementes de cerais, mostrou-se satisfeito com os níveis de preparação da campanha agrícola 2011/2012.

Contudo, manifestou-se preocupado com aquilo que considerou falta de recursos humanos para responder satisfatoriamente à demanda dos próximos tempos, tendo, por isso, instado aos responsáveis do sector para, em coordenação com os governos provincial e central, encontrarem mecanismos para colmatar a situação.

De referir que as projecções do governo indicam que, actualmente, a produção familiar da província de Nampula estima-se em cerca de sete toneladas por hectare, o que requer dos produtores o incremento dos seus campos de produção e o uso das sementes melhoradas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!