Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Instituto de Investigação Agrária dissemina novas tecnologias agrárias

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) iniciou já, através do Centro Zonal Nordeste de Nampula, uma série de actividades que consistem, essencialmente, no estabelecimento de Unidades de Transferências de Tecnologias Agrárias (UTTA) para os camponeses das províncias de Nampula e Zambézia.

As referidas em alusão, que serão instaladas nos distritos de Mecubúri, Rapale, Angoche e Meconta, na província de Nampula, e Nicoadala e Mocuba, na Zambézia, irão dedicar-se à diversas culturas, nomeadamente mandioca, milho, mapira e feijões.

Para a presente campanha, foram distribuídas 167.530 estacadas de variedades melhoradas de mandioca em algumas zonas intermédias e litoral nas províncias de Nampula e Zambézia.

Segundo fontes do IIAM de Nampula, foram identificados, recentemente, nove Campos de Demonstração de Resultados (CDR’s) com culturas de mandioca, milho, amendoim e mapira foram identificados nos distritos de Mogincual, Mossuril e Ilha de Moçambique, numa acção coordenada em parceria com as Organizações Não Governamentais na área agrária.

O sector de raízes e tubérculos tem levado a cabo, na região norte, ensaios de adaptação de diversos clones melhorados de mandioca. Para se dedicar à actividade investigativa, Nampula possui campos de demonstração de resultados e de multiplicação de sementes básicas de diversas variedades.

Dados em poder do Wamphula Fax, indicam que estão em curso no Instituto de Investigação Agrária de Moçambique diversos ensaios para adaptabilidade de progénies e hídricos de eucaliptos, germinação da semente de massala e propagação vegetativa da umbila.

Enquanto isso, outros ensaios incidem sobre o estabelecimento de sistemas agro-florestais com eucalipto. Cujo sector está, igualmente, empenhado na multiplicação de mudas de algumas fruteiras e outras espécies de interesse florestal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!