Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Igrejas Protestantes devem implementar campanhas de Prevenção e Combate de Hiv Sida

Para reduzir os níveis de infecção de Hiv Sida no país, as igrejas protestantes em Moçambique devem implementar campanhas de Prevenção e Combate ao HIV Sida a partir das suas congregações.

Este apelo foi lançado, há dias, na cidade da Beira, pelo líder da Igreja Apostólica Renascer em Cristo em Moçambique, Pastor Chico Mapenda.

O apelo de envolvimento das igrejas protestantes, segundo a fonte, visa permitir que as mensagens de prevenção e combate ao HIV Sida seja abrangente às comunidades localizadas nas zonas mais recônditas.

Segundo o pastor Chico Mapenda, o apelo surge após a sua igreja ter descoberto que muitas igrejas protestantes espalhadas nas zonas recônditas ou nos distritos não se preocupam com a divulgação de mensagens relacionados com o HIV Sida nas próprias congregações, alegando questões de imoralidade.

A fonte explicou que acções de prevenção e combate ao Hiv Sida tem merecido mais destaque nas zonas urbanas onde existem pessoas instruídas e muito pouco se faz no campo onde por sinal possui muita gente analfabeta.

“Dai que devemos merecer a atenção nos próximos tempos, se o país quer de facto reduzir os níveis de HIV Sida” – afirmou.

Apontou, por exemplo, algumas práticas de risco que ocorrem no campo, como a cerimónia tradicional vulgarmente conhecida por “Pita Kufa”, além de vacinas com recurso a laminas não esterilizadas.

“Pita kufa” é uma alegada cerimónia de purificação da mulher que se realiza depois desta perder marido, sendo obrigada a manter relações sexuais com homem escolhido pela família do cônjuge.

Este tipo de cerimónia tradicional ocorre com maior incidência na região centro do país. A sida representa uma grande ameaça ao desenvolvimento do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!