Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hungria irá erguer segunda cerca em fronteira com Sérvia para barrar imigrantes

A Hungria planeia construir uma segunda cerca na sua fronteira sul com a Sérvia que lhe permitiria barrar qualquer nova leva grande de imigrantes, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, nesta sexta-feira.

Orban disse que a nova barreira, que deve ser erguida ao longo de uma já existente, reforçaria as defesas em reacção a uma eventual mudança na política migratória da Turquia. Se isso acontecesse, centenas de milhares de pessoas poderiam surgir na divisa húngara, afirmou ele a uma rádio pública.

“Existe um planeamento técnico em andamento para levantar um sistema de defesa mais robusto perto da linha de defesa existente, que foi construída rapidamente (no ano passado)”, disse o primeiro-ministro.

Segundo Orban, a Hungria tem que se preparar para a eventualidade de um fracasso no acordo que a Turquia e a União Europeia têm para conter a imigração rumo à Europa através dos Bálcãs.

“Aí, se não funcionar com palavras bonitas, teremos que detê-los à força, e o faremos”, disse Orban.

Uma cerca de arame farpado erguida ao longo da divisa sul com a Sérvia e a Croácia reduziu drasticamente o fluxo de pessoas. No ano passado, centenas de milhares de imigrantes partiram dos Bálcãs para o norte europeu. Desde então esse fluxo se reduziu a uma movimentação tímida, ainda que constante.

Orban afirmou que a Hungria também irá reforçar o policiamento, aumentando o contingente de 44 para 47 mil efectivos, dos quais 3 mil serão uma presença constante na fronteira sul. Ele ainda disse ser do interesse da Europa trabalhar com os turcos e entrar em acordo sobre temas que servem à segurança do continente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!