Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Humala vence eleições presidenciais do Peru

Com 86 por cento dos votos contados, Ollanta Humala, de 48 anos, antigo militar de alta patente, é o novo Presidente eleito do Peru. Humala, candidato da esquerda, obteve 51,1% dos votos, contra 48,8% obtidos pela sua rival, a candidata da direita, Keiko Fujimori.

No discurso da vitória, o novo Presidente disse querer um “governo de unidade nacional” e prometeu um “crescimento da economia com inclusão social”, num país onde um terço dos cidadãos vive na pobreza. “Podemos construir um Peru mais justo para todos”, assegurou Humala aos seus ouvintes que gritavam “Humala Presidente” e “Fujimori nunca mais”.

O novo chefe de Estado sublinhou ainda, citado pelo jornal “El Pais”, que o Estado estará presente em “todo o território nacional, particularmente nas zonas mais pobres do país” e que, pessoalmente, se encarregará de comprovar que “o Estado funciona”. A partir de 28 de Julho, Humala aplicará todos os “planos sociais que prometeu durante a campanha”, anunciou o recém-eleito Presidente na Praça Dois de Maio, assegurando que iria manter a estabilidade jurídica e respeitar os contratos assinados pelo Estado.

Humala é acusado pelos seus opositores de ser próximo do venezuelano Hugo Chávez e o mercado de investidores teme que o novo Presidente altere o modelo económico do país onde que registou o maior crescimento da América Latina na última década, embora 34 por cento da população viva na pobreza. Deixando claro que “governar não é assunto de um só pessoa”, Humala comprometeu-se a convocar “os melhores quadros técnicos, independentes, intelectuais, para poder formar um Governo de concertação, um Governo de ampla base, onde ninguém se sente excluído e todos estão representados”.

Keiko Fujimori, a candidata derrotada, é filha de Alberto Fujimori, Presidente do Peru até 2000. Em 2009, o antigo chefe de Estado foi condenado a 25 anos de prisão por violações de direitos humanos enquanto esteve no poder. Se Keiko Fujimori vencesse estas eleições seria a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente no Peru. Cerca de 20 milhões de peruanos foram convocados a ir às urnas para eleger o sucessor de Alan García, que a 4 de Junho de 2006 venceu Humala.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!