Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Homossexual dissidente casa-se com transexual em Cuba

Um dissidente homossexual e uma mulher transexual casaram-se no sábado em Cuba, na primeira união do gênero no país, com os noivos a enrolarem-se na bandeira do arco-íris do orgulho gay e desfilado pelas ruas de Havana.

Numa simples cerimônia civil, Ignacio Estrada, 31, e Wendy Iriepa, 37, assinaram a certidão de casamento, trocaram anéis e beijaram-se antes de uma autoridade desejar-lhes muitas felicidades. Tecnicamente não era um casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que é proibido em Cuba, e isso não gerou qualquer interferência das autoridades porque Iriepa é legalmente uma mulher depois de ter sido a primeira pessoa a passar por uma operação de mudança de sexo em 2007. Esta operação foi realizada em Cuba, onde um programa de Estado realiza esse tipo de cirurgia.

O casamento, realizado no mesmo dia em que Fidel Castro completou 85 anos, foi considerado pelos noivos como um “presente” para ex-líder cubano e busca impulsionar os direitos homossexuais em Cuba. Além disso, a cerimônia teve um tom político, como alguns dos principais dissidentes cubanos e diplomatas norte-americanos presentes para mostrar apoio. Também marca uma mudança de atitude na ilha caribenha, onde homossexuais foram internados em campos em 1960 por isso ter sido considerado “contra-revolucionários”, o que provocou um “mea culpa” por Castro no ano passado.

Sob aplausos de amigos e familiares e a presença de jornalistas e dezenas de cubanos curiosos, o casal chegou a um escritório do Estado nos subúrbios de Havana. A noiva, usando um vestido branco sem alças, chegou em um conversível Ford da década de 1950, acenando a bandeira do arco-íris e sorrindo. “Estou muito feliz e muito nervosa”, disse Iriepa ao sair do carro. “Este é verdadeiramente o dia mais feliz da minha vida”, disse exultante.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!