Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hollande vence 1ª volta na França; extrema-direita surpreende

O desempenho da candidata de extrema-direita Marine Le Pen na primeira volta das eleições francesas deixou a campanha no país totalmente em aberto. Com quase 20 por cento dos votos neste domingo, Le Pen pode determinar o resultado da segunda volta entre o favorito socialista François Hollande e o atual presidente, o conservador Nicolas Sarkozy. Hollande bateu Sarkozy com 28 por cento contra 26,9 por cento dos votos, segundo os resultados oficiais com 79 por cento da apuração.

Os dois vão disputar a segunda volta a 6 de maio. Os 19 por cento de Le Pen foram a sensação do pleito, melhor que o resultado do pai da candidata, Jean-Marie, em 2002.

Ela obteve boa vantagem sobre Jean-Luc Melenchon, candidato de esquerda, que ficou com 11 por cento. François Bayrou, de centro, ficou em quinto, com menos de 9 por cento. Marine Le Pen, que lidera o partido anti-imigração Frente Nacional, defende cota de empregos para franceses, num momento em que o desemprego está em alta no país. Ela também quer abandonar o euro e devolver o comando das finanças francesas a Paris.

“Esta 1ª volta é o início de uma ampla união dos patriotas de direita”, disse ela a seus eleitores no comité de campanha, sem anunciar apoio a nenhum candidato para o segundo turno. “Nada será igual de novo.”

O resultado de Le Pen reflete a ascensão de partidos populistas de oposição ao sistema em países da zona do euro.

NADA DECIDIDO

As pesquisas mostram que cerca de metade dos simpatizantes da Frente Nacional apoiaria Sarkozy na 2ª volta, o que faz de Le Pen personagem importante na continuação da campanha. De acordo com pesquisas feitas antes do primeiro turno, Hollande teria uma liderança de mais de 10 pontos sobre Sarkozy para a votação decisiva de maio.

“Não está nada decidido ainda”, disse o ministro das Relações Exteriores Alain Juppé, um dos aliados mais próximos de Sarkozy. Sarkozy, de 57, tem se descrito como a opção mais segura para liderar a França e a zona do euro durante a atual crise, mas a votação deste domingo parece ter sido uma rejeição enfática a seu estilo e a seu desempenho na economia.

Se Hollande vencer em 6 de maio, e a França vai se juntar a uma minoria de países governados hoje pela esquerda na Europa. O socialista prometeu priorizar o crescimento econômico na zona do euro, adicionando cláusulas pró-crescimento no tratado europeu de disciplina orçamentária.

A perspectiva de renegociação do pacto causa preocupação nos mercados financeiros, assim como o foco de Hollande em aumento de impostos, em vez de austeridade fiscal.

“A minha obrigação final, e eu sei que estou sendo olhado de fora das nossas fronteiras, é colocar a Europa de volta no caminho do crescimento e emprego”, disse Hollande em discurso em seu comité.

Caso derrotado, Sarkozy seria o décimo-primeiro líder da zona do euro a deixar o poder desde o início da crise em 2009. Seria também o primeiro presidente francês a não se reeleger em mais de 30 anos.

Hollande, de 57 anos, promete cortes de gastos menos dramáticos que Sarkozy e quer maiores impostos sobre os ricos para financiar a criação de empregos com ajuda do Estado, especialmente um imposto de 75 por cento sobre rendimentos acima de um milhão de euros. Ele seria o segundo presidente da esquerda francesa desde a fundação da Quinta República, em 1958, e o primeiro desde François Mitterrand, que derrotou Valéry Giscard-d’Estaing em 1981.

Hollande pediu aos seus simpatizantes que não se omitam, ciente do fiasco da esquerda em 2002, quando um comparecimento pífio recorde em todo o país fez o candidato socialista ser eliminado ainda no primeiro turno pela extrema direita.

A afluência as urnas foi forte, com 78,7 por cento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!