Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Hoje é dia de votar em Inhambane

Hoje é dia de votar em Inhambane

Inhambane vai escolher, hoje, o cidadão que vai liderar os destinos para o próximo um ano e oito meses. Benedito Guimino (Frelimo) e Fernando Nhaca (MDM) concorrem para ser a escolha da maior parte dos 43200 eleitores.

O município conta com 22 bairros e uma Ilha. O posto com maior número de eleitores recenseados é a Escola Industrial e Comercial 1o de Maio, com cerca de 7847 eleitores. Na cauda, com menor número de pessoas com poder para votar, está o Campismo do Tofo com 188 eleitores.

Dados em posso do @Verdade indicam que os dois candidatos vão exercer o seu dever de cidadania na mesma hora. Porém, em postos diferentes. Benedito Guimino vai votar na Escola Secundária de Muelé, onde estão registados 3871 eleitores. Por outro lado, Fernando Nhaca depositará o seu voto na Escola Comercial 1o de Maio. Ambos vão votar as 7horas, quando as assembleias de voto abrirem as suas portas.

Efectivamente, são cerca de 43 mil os potenciais eleitores que deverão decidir, por via de voto, quem sairá vencedor deste pleito, entre os candidatos. Até ao final do dia de segunda-feira, todas condições técnicas e logísticas para suportar o processo de votação tinham sido já garantidas pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), ao ponto de a respectiva directora provincial, Rosa Maria Macauze, ter afirmado, muito optimista, que se as eleições intercalares fossem naquele dia estavam preparados para realizar a votação.

Os 54 kits de material foram distribuídos em igual número de mesas de voto já estão disponíveis no local onde os eleitores devem votar. Macauze também avançou que o processo de contratação dos 270 Membros das Mesas de Voto (MMVs) já tinha sido concluído e os pagamentos de 50 porcento dos subsídios efectuados.

“Nestas eleições introduzimos uma inovação que é assegurar o fornecimento de refeições para os membros das mesas de voto, de modo a assegurar maior celeridade e eficiência no processo de votação. Por outro lado, vamos garantir que os  cinquenta porcento dos seus subsídios sejam pagos atempadamente, de modo a permitir que elas possam fazer face a algumas necessidades básicas e evitar qualquer que seja a perturbação do processo em razão de tais necessidades”, indicou.

O Governo provincial disponibilizou um total de 16 viaturas e uma embarcação que irá assistir os funcionários na Ilha de Inhambane. Ana Maria Macauze, informou igualmente que o numero de jornalistas acreditados até quarta-feira era de 37, e 123 observadores grande parte dos quais já se encontra nesta cidade.

PRM EM ALERTA

Enquanto isso, a Policia da República de Moçambique (PRM), em Inhambane, veio, nesta segunda-feira, a publico revelar que a corporação está em “alerta máxima”, visando assegurar que as eleições intercalares de 18 de Abril, decorrem com civismo e de forma ordeira.

O porta-voz da PRM, Vagomar Armindo, deu conta de que unidades policiais vão realizar patrulhas preventivas para evitar a ocorrência de ilícitos eleitorais e frustrar qualquer que seja a tentativa de perturbar o curso ordeiro da votação. Revelou ter sido também mobilizada uma forca de reserva para atender a qualquer necessidade operativa.

A fonte avaliou positivamente os treze dias de campanha eleitoral terminados no passado Domingo, revelando que pelo menos 19 pessoas foram feridas e três outras detidas, em resultado duma colisão registada sexta-feira passada, entre as caravanas eleitorais da Frelimo e do MDM. Armindo reiterou os apelos aos eleitores no sentido de votarem de forma ordeira de modo a assegurar que as eleicoes intercalares de 18 de Abril façam jus ao dito segundo o qual Inhambane é “Terra de Boa Gente”.

 

No TWITTER @verdademz o leitor pode acompanhar em tempo real os nossos enviados especiais que fazem a cobertura desta eleição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!