Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Helpo vai reforçar parque bibliográfico

A HELPO, uma organização não governamental portuguesa, compromete-se em doar, a partir de Janeiro do próximo ano, diverso material bibliográfico, incluindo um bibliocarro ao sector de Educação e Cultura de Nampula, soube o Wamphula fax, de fonte governamental.

 

 

O projecto inclui ainda a construção de salas de aula na Escola Primária de Teacane e o apetrechamento de algumas escolas secundárias da cidade de Nampula, norte do país.

Em Moçambique, aquele organismo é considerado como um dos maiores parceiros da Educação e Cultura, tendo já apoiado vários projectos, sobretudo, na província de Nampula.

Segundo Boaventura Mucage, director da Biblioteca Pública Provincial de Nampula, no ano prestes a terminar, a HELPO equipou, com mais de 350 livros e cerca de 20 caixas de jogos, a uma sala infantil, localizada na referida instituição.

A sala é frequentada por uma média de 50 crianças, por dia. Baptizada com o nome de “Kalungano” pseudónimo do poeta e veterano da Luta de Libertação Nacional, Marcelino dos Santos, a biblioteca de Nampula é uma das mais carenciadas em livros de leitura e de consulta.

O director da “Kalungano” apontou os livros ligados a ciências sociais, ciências aplicadas e de literatura como os que mais escasseiam na sua instituição. Este ano aquela biblioteca funcionou apenas com um lote de 10.350 livros, dos quais 8.600 dietéticos de 8ª a 12ª classes.

E apesar de Nampula se considerar “cidade académica” com seis instituições de ensino superior, no acervo da sua biblioteca pública não existe material para o nível superior. Para o próximo ano, está prevista aquisição de cerca de 15 mil títulos e a criação de 58 bibliotecas escolares.

Este ano foram formados 350 bibliotecários escolares para um total de 283 escolas, ao nível da província. A Biblioteca Pública Provincial de Nampula foi inaugurada em 17 de Junho de 2010.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!