Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cultura cria arquivo electrónico

Um sistema de arquivo, cujo suporte estará baseado nas novas tecnologias de comunicação e informação, está neste momento em processo de criação ao nível do sector da cultura, na província de Nampula.

 

 

Este processo vai acelerar a sistematização dos resultados da inventariação e investigação, em curso, relacionada com o património históricocultural suas características e localização geográfica.

Segundo o chefe do departamento do património cultural, na Direcção Provincial de Educação e Cultura, em Nampula, Mário Intetepe, o projecto em referência conta com o apoio técnico e financeiro da agência das nações unidas para a ciência, educação e cultura, UNESCO.

Para implementação do arquivo electrónico foi contratado um professor catedrático abalizado na matéria que lecciona numa universidade da Republica Federativa do Brasil, o qual dirige um grupo de cinco técnicos do departamento do património cultural, na DPEC em Nampula.

A criação deste sistema de arquivo acontece numa altura em que as entidades do sector da educação e cultura, em Nampula, estão empenhados em concluir o arrolamento do património histórico cultural existente na província com enfoque para locais e monumentos, alem dos dados relacionados com as danças, canção, indumentária e artesanato típico da região.

Mário Intetepe, destacou que os dados contidos nos arquivos tradicionais, relacionados com factos sócio-culturais da província, não serão menosprezados neste esforço de sistematização de informação relevante atinente a cultura de Nampula.

Pelo contrario, os distritos tem a missão de consolidar o registo de dados para fazer constar dos 21 arquivos distritais que a província deverá ter ate finais do próximo ano.

Os arquivos distritais são a base do arquivo electrónico provincial a partir dos quais os interessados podem ter acesso a informação documental necessária sobre a historia e cultura de Nampula – disse Intetepe.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!