Helicópteros iraquianos dispararam contra um campus universitário em Tikrit, no norte do país, para forçar a saída de insurgentes que ocuparam a cidade durante a violenta ofensiva que lhes garantiu o controle da maior parte das regiões de maioria sunita, levando-os a se aproximar de Bagdad.
Tikrit, cidade-natal do ex-ditador Saddam Hussein, caiu há 15 dias nas mãos dos rebeldes sunitas liderados pelos combatentes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), uma dissidência da al Qaeda.
Os grupos de defesa dos direitos humanos dizem que as fotografias e imagens de satétile indicam que o EIIL realizou massacres em massa em Tikrit após ocupar a cidade a 11 de Junho, no início da sua ofensiva.
As forças iraquianas lançaram o ataque aéreo a Tikrit na quinta-feira, enviando comandos para um estádio em helicópteros, dos quais pelo menos um caiu depois de ficar sob fogo dos insurgentes.
“Eu e a minha família partimos esta manhã. Pudemos ouvir disparos. Os helicópteros estão a atacar a área”, disse Farhan Ibrahim Tamimi, professor universitário que fugiu de Tikrit rumo a uma cidade vizinha.