Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

HCB vai fazer descargas e o rio Zambeze deverá aumentar de caudal

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou nesta Sexta-feira (18) que irá proceder, a partir das 6 horas de Sábado (19), à abertura gradual de uma comporta, que poderá contribuir para o aumento do caudal do Rio Zambeze, no centro de Moçambique, que nas regiões de Mutarara, Caia e Marromeu já ultrapassou do seu nível de alerta.

Em comunicado a HCB justifica esta medida pela “actual situação hidrometeorológica na bacia do Zambeze, em geral, e da albufeira de Cahora Bassa, em particular”.

Entretanto, nas últimas 24 horas, os níveis hidrométricos do curso principal do rio Zambeze tiveram tendência a subir na região do Baixo Zambeze devido a escoamentos de montante.

A ARA Zambeze, em comunicado, prevê que nas próximas 24 horas os níveis hidrométricos registem oscilações com tendência a subir ligeiramente, principalmente na região do Baixo Zambeze, em Chemba, Mutarara, Caia e Marromeu.

A ARA-Zambeze reitera o seu apelo às populações e aos agentes económicos para que se mantenham fora das zonas de risco de inundação do rio Zambeze e seus rios afluentes e evitar a travessia dos leitos dos rios, devendo sempre acompanhar a disseminação diária da informação hidrológica da Bacia do Rio Zambeze.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!