Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

HCB: concluída reabilitação da primeira comporta

O Director dos Serviços de Engenharia e Manutenção da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Moisés Machava, disse que já foi concluída a reabilitação da primeira comporta das oito que constam de um programa de modernização daquela infra-estrutura.

Machava explicou que esta operação é de grande envergadura e consiste na substituição de uma série de elementos em estado avançado de degradação que influenciam negativamente na qualidade de produção da energia eléctrica naquela que é considerada uma das maiores barragens do mundo. Ele adiantou que além da conclusão da reabilitação da referida comporta, este ano ainda serão reabilitados mais dois descarregadores.

“As comportas da barragem da HCB funcionam com equipamentos instalados há mais de 30 anos, constituindo, neste momento, um perigo para a segurança do empreendimento”, especificou Machava, em declarações ao “Noticias”.

A fonte adiantou que presentemente, as comportas estão com problemas sérios de fugas, corrosão, selagem e com alguns equipamentos de manobra, operação e supervisão completamente gastos e ultrapassados, facto que para além de perigar a segurança da infra-estrutura reduz a qualidade de produção da barragem.

O projecto de reabilitação destes equipamentos arrancou em Agosto de 2010 e esta orçado em cerca de 15 milhões de euros. O mesmo deverá prolongar-se até 2013.

Os gestores da HCB acreditam que depois de terminada a reabilitação, as novas componentes estarão em condicoes de funcionar em pleno por mais de 30 anos.

“Estamos preocupados, as comportas estão a funcionar com problemas fortes de selagens, partes metálicas com elevado grau de corrosão, as unidades hidráulicas e eléctricas com problemas de operacionalidade aliado às dificuldades, nalguns casos, de aquisição de peças sobressalentes no mercado”, disse Machava.

O Director da Engenharia e Manutenção da Hidroeléctrica de Cahora Bassa disse ainda que uma série de inquietações ocorrem frequentemente no sistema de descarregadores da barragem e, para colmatar este problema, o Conselho de Administração decidiu reabilitar o sistema.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!