Lewis Hamilton, da Mercedes, ganhou um dramático Grande Prémio de Fórmula 1 na Rússia neste domingo e deu um grande passo para o seu terceiro campeonato mundial, depois que o seu companheiro de equipe Nico Rosberg abandonou a corrida.
Esta foi a nona vitória de Hamilton na temporada, e a 42ª de sua carreira, que ocorreu sem problemas para o britânico, ao contrário de seu companheiro de equipe alemão. Sebastian Vettel, da Ferrari, terminou como vice-campeão no circuito do Parque Olímpico e está a 66 pontos atrás do britânico com quatro corridas e um máximo de 100 pontos restantes.
Se os bons resultados seguirem no caminho de Hamilton, ele pode alcançar o seu segundo título consecutivo em Austin, Texas, daqui a duas semanas. Hamilton, que também venceu a edição inaugural do Grande Prémio da Rússia no ano passado e já ultrapassou a contagem de vitórias do tricampeão Ayrton Senna, tem agora 302 pontos diante de 236 de Vettel e 229 de Rosberg.
Rosberg sofreu mais um duro golpe nas suas pretensões de tornar-se campeão da Fórmula 1, já que abandonou o Grande Prémio depois de largar na pole position. O alemão da Mercedes, que começou a prova 48 pontos atrás de Hamilton faltando 100 pontos para serem disputados após Sochi, reclamou do pedal do acelerador quebrado.