Na última edição (nº 1555 de 30 de Outubro), o jornal Domingo publicou, na sua habitual página Bula Bula, uma fotografi a feita pelo nosso fotógrafo, Miguel Mangueze, na qual aparecem o Presidente da República, Armando Guebuza, e a primeira-dama, Maria da Luz Guebuza, a dançarem ao som de Stewart Sukuma.
O acto (inédito) teve lugar após o buffet que o chefe do Estado ofereceu aos convidados à cerimónia havida na Praça da Independência pela passagem dos 25 anos da tragédia de Mbuzine, na qual pereceu o primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel, e da inauguração da estátua construída em sua homenagem.
Devido à unicidade do momento, o post da referida fotografia valeu mais de 500 comentários e acima de 150 partilhas nas redes sociais – referimo-nos ao Facebook e ao Twitter. Mas não é para menos, raramente se vê o chefe do Estado a “mexer o esqueleto”.
Curiosamente, o semanário não faz nenhuma menção ao nome do nosso fotojornalista e nem a coloca (a fotografia) como cedida, o que nos leva a pensar que o Domingo pretende “tomar” todo o prestígio que, porventura, a repercussão desta imagem possa trazer.
Sendo o Domingo um jornal de prestígio e de referência, esperamos que este traga à tona a verdade nas próximas edições (como estabelece a lei), pois o facto de a fotografi a não ter sido assinada pressupõe que a mesma tenha sido colhida pelo seu fotógrafo, o que não é verdade.