Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guiné-Equatorial prestes a ser admitido na CPLP

A diplomacia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está a terminar os preparativos para a inclusão da Guiné-Equatorial na organização, podendo tornar-se o nono país a se filiar, depois de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Principe e Timor Leste.

A integração da Guiné-Equatorial na CPLP será apreciada na XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, a realizar-se no próximo mês de Junho, em Angola, sendo que a sua filiação efectiva poderá acontecer na IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que se realizará em 2012, em Moçambique.

Uma missão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), chefiada pelo embaixador angolano Luís Fonseca, encontra-se desde esta quarta-feira na Guiné-Equatorial, com o objectivo de avaliar o desenvolvimento do programa de adesão do país à comunidade lusofona.

Segundo soube O Autarca, a missão irá debater com as autoridades do país a implementação do programa de adesão, dando continuidade às reuniões de concertação já havidas em Lisboa, na sede da CPLP, em Novembro de 2010 e Março deste ano.

Tem impedido até aqui a integração da Guiné Equatorial na CPLP o facto de o país frequentemente ser acusado de violações dos direitos humanos e de corrupção.

Apesar do rendimento gerado pela exploração de riquezas naturais, designadamente petróleo, gás e madeiras, grande parte da população continua a viver em precárias condições.

Na VIII Conferência os Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Luanda, a 23 de julho de 2010, os países membros decidiram abrir negociações relativas ao processo de adesão da Guiné-Equatorial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!