Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guiné-Bissau representa PALOP´s no CAN de 2017

Guiné-Bissau representa PALOP´s no CAN de 2017

Foto de Eliseu PatifeA Guiné-Bissau será a única selecção falante de português no Campeonato Africano das Nações(CAN) em futebol que vai ser disputado no próximo ano no Gabão. Moçambique venceu as Ilhas Maurícias, com um golo de Bheu nos descontos, mas já não tinha hipóteses de qualificação. Cabo Verde, que perdeu em casa com a Líbia, e Angola, empatou, também não lograram o apuramento.

Em Maputo, no estádio nacional de Zimpeto, um golo do defesa Bheu no minuto 96 trouxe alguma alegria aos adeptos dos “Mambas” que embora tenha terminado no 2º lugar do grupo H há muito que não tinham chances de apuramento. É a quarta fase final do mais importante torneio continental que a selecção moçambicana falha consecutivamente.

Na derradeira jornada, disputa no passado fim-de-semana, a selecção guineense até perdeu fora, 0 a 1 com a República do Congo, mas já tinha a presença assegurando a sua primeira participação numa fase final do CAN. Com 10 pontos venceu o grupo E à frente dos congoleses, (9 pontos), Zâmbia (7 pontos) e do Quénia (5 pontos).

Além da Guiné-Bissau, e da selecção anfitriã, estão apuradas para a 31ª edição do CAN, que vai ser disputado entre 14 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2017, as selecções do Egipto, Costa do Marfim, Gana, Camarões, República Democrática do Congo, Tunísia, Argélia, Marrocos, Senegal, Burkina Faso, Mali, Togo, Uganda e Zimbabwe.

Esta edição do torneio devia ser acolhido pela Líbia, mas a CAF anulou os seus direitos de organização, em Agosto de 2014, devido à crise em curso neste país da África do Norte.

O vencedor do CAN 2017 qualificar-se-á para a Taça das Confederações de 2017 da FIFA, na Rússia, um evento que faz igualmente parte das comemorações do 60º aniversário do Campeonato Africano das Nações.

Libreville, Franceville e Port Gentil são as três cidades escolhidas para acolher as partidas do CAN 2017 no Gabão.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!