Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guerrilha ELN liberta dois alemães sequestrados na Colômbia

A segunda maior guerrilha da Colômbia libertou, esta Sexta-feira (8), dois alemães sequestrados em Novembro a quem inicialmente acusou de serem agentes de inteligência, afirmou o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

O Exército de Libertação Nacional (ELN) entregou Uwe Breuer e Gunther Otto Breuer a uma comissão humanitária, que recebeu-lhes em boas condições de saúde na região de Catatumbo, um local de selva fronteiriço com a Venezuela, no nordeste colombiano.

“Alegra-nos que estas duas pessoas estejam de novo em liberdade e satisfaz-nos ter podido prestar o nosso bom trabalho para que possam reunir-se logo com os seus entes queridos”, afirmou o chefe da delegação do CICV na Colômbia, Jordi Raich.

Os reféns, que são irmãos, foram recolhidos por um helicóptero que aterrou numa região de selva e levou-lhes a um aeroporto próximo, onde foram entregues a autoridades da Embaixada da Alemanha na Colômbia e a representantes do governo colombiano.

O governo da Alemanha afirmou que os seus dois cidadãos eram turistas que percorriam a América do Sul, negando as acusações de que cumpriam funções de espionagem na Colômbia.

O mesmo grupo rebelde sequestrou em Janeiro seis trabalhadores de uma mineradora, incluindo um canadense e dois peruanos, um facto que as fontes de segurança classificaram como uma estratégia dessa guerrilha para pressionar o governo a um diálogo de paz como o que acontece com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Cinco destes reféns, funcionários e consultores da mineradora canadense Braeval Mining, foram libertados pelo ELN em Fevereiro, mas o grupo rebelde ainda mantém o canadense sequestrado.

Além do canadense, as autoridades colombianas não têm informações de outros estrangeiros sequestrados pelo ELN.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!