Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza recebe cartas credencias do Embaixador da Polónia

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu, na quarta-feira, em Maputo, as cartas credencias do Embaixador da Polónia, Macin Kubiak.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, disse, no final da cerimónia havida na Presidência da República, tratar-se de um gesto que visa relançar as relações de cooperação entre os dois países que datam desde 1975.

“As relações de cooperação são muito ténues, mas durante os anos 70 e 80 a Polónia apoiou o país no período de emergência e no domínio audiovisual”, disse Balói, acrescentando que neste momento se pretende relançar essa cooperação, tendo, para o efeito, sido identificadas as áreas da agricultura e agroindústria, o sector mineiro e a área da economia marítima. Sem avançar datas, o chefe da diplomacia moçambicana revelou que os dois países vão criar missões exploratórias, uma vez que a missão diplomática com sede em Pretória, capital política sulafricana, tem um escritório ligado ao comércio e investimento.

A existência do escritório ligado ao comércio e investimento possibilitará, segundo Balói, um rápido início dos trabalhos visando dar corpo a cooperação que se pretende forte e sadia entre os dois países. Questionado sobre a letargia que marcou as relações de cooperação entre os dois países nos últimos anos, Balói afirmou que elas (relações) se mantiveram a nível político, mas com as mudanças ocorridas na Europa do Leste houve, por parte destes países, uma espécie de recomeço com desafios muito maiores do que os da situação anterior.

O advento da mudança na Europa levou, segundo o Ministro, a que muitos países se virassem muito para dentro e depois para a região e muitos deles já pertencem hoje a União Europeia (EU) e se sentem agora suficientemente estáveis para começar a olhar para novos horizontes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts