Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza inaugura hospital distrital de Nacala Porto

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou na passada quarta-feira, em Nacala Porto, província nortenha de Nampula, o hospital distrital local, que além da população local poderá também servir os distritos de Nacala Velha, Ilha de Moçambique, Monapo, Mossuril e Memba.

 

 

Trata-se do Hospital Distrital de Nacala, localizado nos arredores da cidade portuária com o mesmo nome, que foi construído de raíz com um financiamento de oito milhões de meticais (pouco mais de 200 mil dólares norte-americanos) cofinanciados pelo Governo e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, esta unidade sanitária tem uma capacidade de 160 camas distribuídas pelas unidades de Medicina, Pediatria, Cirurgia, Geneocologia, Abstetricia, Urgências e Reanimação.

O novo hospital conta com um total de 210 funcionários, incluindo dois médicos especialistas, entre outros médicos gerais, técnicos de saúde, pessoal de apoio, entre outros profissionais. Falando na ocasião, o estadista moçambicano disse que a abertura desta unidade sanitária mostra que “o país está a andar”.

“O país está a andar, criando as condições necessárias e possíveis para melhorar a situação de saúde dos seus habitantes… Este hospital é uma das provas disso”, disse Guebuza, falando em discurso de improviso durante a cerimónia de inauguração deste hospital cuja construção durou cerca de dois anos.

“Este hospital não só vai servir os habitantes de Nacala, mas também os de Nacala Velha, Memba, Ilha de Moçambique e Mossuril, por isso, desejamos parabéns a população, a direcção distrital e provincial, os dirigentes do hospital, médicos, técnicos, serventes e todos aqueles que poderão ter as suas vidas melhoradas por causa deste hospital”, sublinhou.

Na sua intervenção, Guebuza disse que Nacala já conta com algumas facilidades destinadas a permitir o seu rápido desenvolvimento, mas sublinhou que o seu crescimento vai depender não só do trabalho do Governo, mas também da entrega dos próprios nacalenses e dos investidores.

Guebuza explicou que, com mais investimentos, Nacala irá criar mais postos de trabalho, com impacto para a melhoria das condições de vida das crianças e no crescimento do país como um todo.

A cerimónia de inauguração deste hospital marcou o fim da visita de dois dias do Presidente moçambicano a Nacala Porto, a capital económica e segunda maior cidade da província de Nampula.

Depois deste evento, Guebuza rumou para a cidade de Nampula, onde vai participar nas cerimónias de graduação de estudantes da Academia Militar Marechal Samora Machel e de abertura da Primeira Instância do Tribunal Administrativo desta urbe.

Nesta sua visita a Nampula, o Chefe do Estado faz-se acompanhar pelos Ministros da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, e da Saúde, Alexandre Manguele.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!