O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, empossou, Segunda-feira, em Maputo, os três novos procuradores gerais adjuntos e cinco juízes conselheiros do Tribunal Administrativo, nomeados recentemente para esses cargos.
Trata-se dos procuradores Ana Maria Gemo, Beatriz Buchile e Alberto Paulo e dos conselheiros José Manteigas, Isabel Filipe, Paulo Comuane, Abubacar Change e João Marimele, todos empossados, Segunda-feira, em cerimónia realizada na Presidência da República.
Falando na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano disse que, dos empossados, espera -se uma valiosa contribuição para uma constante melhoria do acesso à justiça, e que a mesma seja cada vez mais célere e próxima do cidadão.
Na sua intervenção, Armando Guebuza sublinhou que em Moçambique todos tem direito à justiça, por ser um direito fundamental, constitucionalmente consagrado e, por isso, inalienável.
“A vossa nomeação constitui, neste prisma, um significativo reforço à capacidade de resposta do Tribunal Administrativo e da Procuradoria-geral da República para o cumprimento das suas missões”, disse Guebuza.
O Presidente acrescentou que “fazemos votos para que este reforço se traduza na elevação do desempenho institucional, contribuindo, deste modo, para a consolidação do Estado de Direito Democrático na nossa Pátria Amada”.
Guebuza disse esperar que os recém empossados tenham, no exercício das suas funções, sempre presente os valores de humildade e simpatia para com o cidadão.