Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza demite-se, Nyusi é o “senhor” que se segue na liderança do partido Frelimo

Guebuza demite-se

E no 4º, e último dia da IV sessão ordinária do Comité Central do Partido Frelimo que decorre na Matola, Armando Guebuza demitiu-se da Presidência do Partido “após consultar alguns membros”. Filipe Nyusi, o Presidente de Moçambique, é o sucessor natural.

“O camarada Armando Emílio Guebuza surpreendeu aos membros do Comité Central apresentado uma declaração em que coloca à disposição o seu lugar de Presidente da Frelimo” afirmou o porta-voz do partido, Damião José, referindo que a demissão foi apresentada numa sessão plenária restrita, que aconteceu neste domingo(29) na escola central do partido onde o Comité Central está reunido desde a passada quinta-feira(26).

“O Comité Central aceitou o pedido do camarada Presidente e nos momentos que se vão seguir será eleito um novo Presidente da Frelimo” acrescentou  Damião José que ainda eslcareceu que Guebuza fundamentou a sua decisão com o desejo de querer assegurar a coesão do partido.

Reeleito em Muxara, em 2012, e ainda com mandato até ao próximo Congresso do partido Armando Emílio Guebuza cedeu as pressões internas pois a renuncia acontece após “consultar alguns membros do Comité Central”, e externas, e demitiu-se da lideraça do partido que dirigia desde 2005 quando, também numa sessão do Comité Central, sucedeu a Joaquim Chissano.

Armando Guebuza chegou à presidência do partido Frelimo um ano após tomar posse como chefe de Estado, sucedendo a Joaquim Chissano no cargo.

Em 2006, Armando Guebuza voltou a ser eleito presidente do partido, durante o IX Congresso, realizado em Quelimane.

Além de renunciar ao cargo de Presidente do Partido Guebuza demitiu-se também do cargo de Presidente da Associação dos Antigos Combatentes.

“Filipe Jacinto Nyusi que é Presidente da República de Moçambique é o único candidato ao cargo de Presidente da Frelimo” concluiu o porta-voz do partido Frelimo e da sessão do Comité Central que na tarde deste domingo vai eleger Nyusi como 5º Presidente do Partido no poder em Moçambique desde 1975.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!