Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Guebuza considera Mandela um símbolo-mor de luta contra o apartheid

O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, reagiu à morte, esta quinta-feira (05), do ex-presidente sul africano, Nelson Mandela, dizendo que este foi o símbolo-mor de luta contra o sistema de segregação social e política, apartheid, e pela dignidade do povo sul-africano. “Neste momento de dor, consternação e luto endereçamos ao nosso irmão e amigo o presidente Jacob Zuma, ao povo irmão sul-africano e à família do presidente Nelson Mandela, as nossas mais sentidas condolências. Ao vosso lado e de mãos dadas choramos a perda desse génio, deste filho ilustre da África do Sul, cidadão de todo o mundo“, disse o Presidente.

Nelson Mandela perdeu a vida na sua residência de Johannesburgo, aos 95 anos de idade. Armando Guebuza disse ainda que vinha acompanhando com um misto de ansiedade e esperança sobre o estado de saúde de Nelson Mandela. Ansiedade pelo facto de não saber quando é que o seu estado de saúde poderia registar melhorias e a esperança porque ele demonstrou ao longo da sua vida ser um combatente vitorioso que saia vencedor em muitas e duras batalhas e que por isso, também, nesta sairia vitorioso com o apoio da equipe médica.

“Infelizmente, a nossa ansiedade e esperança desvaneceram para dar lugar a dor e luto pela perda irreparável deste génio que o povo sul-africano gerou e que o nosso continente e o resto do mundo reclamam como seu herói também. Apagou-se a voz livre e lutadora. A voz duma figura emblemática cujos ideais registam seguidores e beneficiários em todo o mundo.”

Para o PR moçambicano, Madiba foi exemplo de coragem, determinação e perserverança da luta pela transformação de ideais nobres em realidade. Assim, o facto de a África do Sul se orgulhar de ser uma nação arco-íris é em grande medida um legado e ao mesmo tempo uma homenagem ao Madiba e à sua visão sobre como a diversidade enriquece e catapulta um país para a estabilidade e progresso.

“Por isso, Nelson Mandela vive e viverá para sempre nos corações de todos aqueles a quem o seu exemplo de vida inspirou. Vive, vive e viverá para sempre nos corações de todos aqueles que partilham os seus ideais de criação de uma sociedade mais justa, unida, onde se cultiva a paz, o amor ao próximo e a solidariedade. Vive e viverá para sempre nos corações de todos aqueles que no seu dia-a-dia, em palavras e actos, promovem o desenvolvimento social económico para o bem-estar de todos os povos deste planeta.”

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!