Uma exposição de fotos de baleias e golfinhos foi inaugurada na quinta-feira, na Guatemala, com a intenção de arrecadar fundos destinados à manutenção de projectos de pesquisa sobre os cetáceos que habitam ou visitam a costa do Pacífico no país, informaram os organizadores.
“A pesquisa sobre cetáceos do Pacífico da Guatemala começou no ano passado, com o apoio económico do Fundo Nacional para a Protecção da Natureza (Fonacon), mas não tem financiamento para este ano”, lamentaram os organizadores, em um comunicado.
Até o momento, “foram obtidos importantes registros científicos e fotográficos de baleias jubarte, rorquais, golfinhos-pintados do Pacífico, golfinhos rotadores e nariz de garrafa”, acrescentou o texto.
O trabalho do fotógrafo guatemalteco José Yee estará está à mostra até 6 de abril na Casa do Turista, na colonial Antiga Guatemala, 45 km a sudoeste da capital. Yee, que há mais de 30 anos se dedica a fotografar animais, especialmente aves, porá à venda as fotos exibidas e doará o dinheiro arrecadado para o estudo científico.
O evento, promovido pelo Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat), órgão estatal, e pela Fundação MonteCarlo Verde, despertou o interesse de organizações internacionais como o Ceteacean International, o Idea Wild, o Comitê Centro-americano de Ambiente e Desenvolvimento e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, concluiu o texto.