A Guarda Costeira italiana confirmou nesta quinta-feira o resgate de 210 pessoas e a recuperação de um corpo em duas operações de salvamento desdobradas nas últimas horas diante do litoral da Líbia.
Os dispositivos de salvamento foram coordenados pelo Centro Nacional de Socorro da Guarda Costeira de Roma, pertencente ao Ministério italiano de Transporte, segundo explicaram à Agência Efe fontes da Guarda Costeira italiana.
As mesmas fontes asseguraram que uma embarcação espanhola, que pertence ao dispositivo comunitário Eunavformed, auxiliou nas últimas horas 111 pessoas que navegavam a bordo de uma bote insuflável com destino ao litoral da Europa.
A embarcação espanhola também recuperou o corpo de um homem que morreu durante a travessia e que estava no interior da embarcação. Os socorridos e o corpo foram levados posteriormente a uma embarcação dos Médicos Sem Fronteiras que, junto com outro barco, salvou outros 99 imigrantes na segunda operação no Mediterrâneo.
O ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, afirmou recentemente que neste ano chegaram ao litoral italiano 141 mil imigrantes, 10% a menos que em todo 2014.