Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Grupo sul-africano vai explorar mina de ilmenite em Moçambique

Duas empresas de engenharia, com sede nas Maurícias, e que pertencem ao grupo sul-africano, Aveng, ganharam um contrato de duzentos milhões de dólares americanos para expandir uma mina de ilmenite no Norte de Moçambique.

 

 

Segundo informações da Agência África Digital disponibilizadas a nossa Redacção, o projecto pertence ao grupo Avenga, em Joanesburgo, sendo que as suas subsidiárias Kenmare Moma Mining e Kenmare Moma Processing é que vão proceder a expansão da mina, quase duplicando a sua produção anual para 1,2 milhões de toneladas de ilmenite, rutila e zircão, minerais que estão presentes em todos os depósitos de ilmenite.

A ilmenite é um minério pesado, de óxido metálico que é usado co-mo matéria-prima principal do titânio. Mais de noventa por cento dos minérios que contêm titânio são utilizados para fabricar pigmentos para tintas e revestimentos, plásticos e papéis.

Segundo a fonte citando a A-venga, os trabalhos de ampliação da mina moçambicana devem ser iniciados no primeiro trimestre de 2011 e incluem a reabilitação das actuais insta-lações mineiras para um mais moderno e eficiente processamento dos minerais extraídos.

O grupo Avenga é composto por várias subsidiárias no campo da engenharia e projectos em áreas diver-sas, desde infra-estruturas desportivas, estradas, pontes, reciclagem e minas.

O maior estádio construído pa-ra o Mundial de 2010 na África do Sul, Soccer City, foi da responsabilidade da Grinaker, também do grupo Avenga, enquanto uma central de desalinização de água do mar, a trinta quilómetros de Swakopmund, na Namíbia, foi igual-mente desenhada e construída este ano por outra subsidiária do grupo, a Key-plan.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!