Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Grupo cultural Kutenga

Grupo cultural Kutenga

Kutenga é uma expressão do Changana que em Português quer dizer sossego. É também nome de um grupo cultural do grande bairro de Maxaquene (um famoso subúrbio da cidade de Maputo) que congrega 35 elementos que se dividem entre a prática do teatro e a dança tradicional. O grupo existe há sensivelmente dez anos e participa regularmente em festivais nacionais e em movimentos de consciencialização sobre o HIV/SIDA, através de um teatro educativo.

 

O grupo cultural Kutenga, com o apoio de algumas Organizações Não-Governamentais que trabalham na área de promoção e divulgação da nossa diversidade cultural, tem feito chegar as suas criações coreográficas e teatrais a diversos pontos de Maputo. Segundo Reginaldo Macuácua, porta voz do grupo, o teatro do oprimido e interactivo são os principais actrativos que fazem com que as massas se juntem ao grupo em cada uma das suas exibições. Xingomane e Muthimbha são em termos de dança o cartão de visitas do Kutenga que, para além das manifestações culturais, se preocupa com a educação cumunitária sobre Saneamento do Meio e advoga a questão da luta contra a discriminação do seropositivo. As sessões de teatro têm lugar tradicionalmente todos os sábados nos lugares de maior concentração de pessoas como mercados, centros de saúde e escolas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!