Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Grean resorces já está a investir

A empresa tanzaniana Grean Resources está apostada num projecto de reflorestamento no distrito de Eráti através de produção eucaliptos, onde presentemente ocupa uma área de 80 hectares dos 10.000 hectares autorizados para exploração pelo governo moçambicano.

Entretanto, está ainda em processo o treinamento das populações locais que também estão envolvidas na produção das plantas para posterior venda à empresa. Ainda este mês, a empresa Gream Resources importou da vizinha África do Sul quantidades significativas de semente e plantas de eucalipto que irão preencher a restante superfície.

Agostinho Chelua, administrador do distrito de Eráti, que confirmou o arranque do projecto, disse que o projecto emprega, presentemente, mais de 250 trabalhadores sazonais residentes naquele ponto da província. Este número, segundo o nosso interlocutor, poderá subir nos próximos tempos, com a materialização plena do projecto.

Chelua afastou a possibilidade de eclosão dum eventual conflito de terra devido à extensão da área concessionada à empresa tanzaniana, alegando que a mesma era subaproveitada. O nosso interlocutor referiu, por outro lado, que os estudos de impacto ambiental, efectuados para o efeito, confirmam a viabilidade do projecto, cujo esboço, incluindo os respectivos custos, será apresentado a breve trecho.

De acordo, ainda, com aquele governante, paralelamente ao mencionado empreendimento, está perspectivada a instalação no mesmo distrito, de uma fábrica de papel através do processamento da polpa do eucalipto.

A fonte destacou que, para além de contribuir para alavancar a arrecadação de receitas do Estado, o distrito beneficiará com o apoio que será prestado pela Grean Resouses, no âmbito da sua responsabilidade social, designadamente na construção de escolas melhoradas, fontes de abastecimento de água e melhoramento das vias de acesso na região onde o projecto vai ser implantado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!