Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Grande número de pedidos de exclusão de candidatos marca eleições no Perú

A duas semanas e meia das eleições presidenciais e legislativas no Perú, as autoridades têm recebido uma chuva de pedidos de exclusão de candidatos, o que aumenta a incerteza sobre os resultados de uma votação atípica.

As autoridades eleitorais já excluíram dois candidatos presidenciais por violação das regras do processo e avaliam tirar da disputa outros dois, entre eles a favorita Keiko Fujimori.

O Tribunal Eleitoral Especial de Lima recebeu até esta quarta-feira solicitações para excluir pelo menos 40 candidatos, incluindo o ex-ministro da Economia Pedro Pablo Kuczynski, que busca ser presidente e que segundo as pesquisas é o mais provável rival de Keiko Fujimori num segundo turno que ocorreria em 5 de Junho.

O restante dos candidatos pertencem a diferentes partidos políticos e disputam uma vaga no Congresso nas eleições de 10 de Abril, segundo o site do Tribunal.

A polémica sobre excluir ou não da disputa Keiko Fujimori tem gerado críticas e afectado parcialmente o mercado de câmbio, que vê na candidata uma garantia para a manutenção da política de livre mercado.

A avalanche de pedidos de exclusão, apresentada por cidadãos, são em sua maioria devido a acusações de entregar donativos durante a campanha ou de omissão de informações, de acordo com as autoridades eleitorais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!