Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Graça Machel entre analistas de reformas da Commonwealth

A moçambicana Graça Machel integra um Grupo de 10 Personalidades Eminentes dos países da Commonwealth criado para analisar opções de reformas desta organização anglófona de modo a torná-la mais actuante na agenda global do século XXI.

Os outros integrantes deste grupo são Abdullah Badawi (da Malásia), Patrícia Francis (Jamaica), Asma Jahangir (Paquistão), Samuel Kavuma (Uganda), Michael Kirby, (Austrália), Malcolm Rifkind (Reino Unido), Ronald Sanders (Guiana), Hugh Segal (Canadá) e Ieremia Tabai (Kiribati), segundo um comunicado de imprensa do Alto Comissariado britânico em Maputo, recebido na quinta-feira pela AIM.

“Este Grupo de Personalidades Eminentes vai realizar uma importante análise da Commonwealth e os seus processos, bem como irá examinar como esta organização deve concentrar os seus esforços na agenda global”, diz o documento.

O comunicado de imprensa considera que a Commonwealth tem fortes potencialidades, mas precisa de ser urgentemente revigorada para se manter relevante no século XXI. Assim, considerase prioritário levar a cabo reformas para assegurar o melhor aproveitamento dessas potencialidades.

O Reino Unido tem estado a liderar a pressão sobre a modernização desta organização e, graças a estes esforços, os líderes da Commonwealth decidiram, no ano passado, a criação deste grupo de personalidades eminentes com a missão de examinar as opções de reformas destinadas a conduzir as diversas instituições da organização a uma forte e mais eficaz estrutura de cooperação e parceria.

A primeira reunião deste grupo deverá acontecer na próxima Segunda-feira em Londres e até Março de 2011 deverá produzir recomendações a serem consideradas pelos Chefes de Estado e de Governos da organização de que Moçambique é membro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!