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GP Inglaterra: Alonso põe a Ferrari no topo do pódio pela primeira vez no ano, seguido por Vettel e Webber

GP Inglaterra: Alonso põe a Ferrari no topo do pódio pela primeira vez no ano

“Em Silverstone, vamos descobrir onde estamos”. A frase profética de Fernando Alonso após o GP da Europa ainda deixava no ar a dúvida sobre a escalada da Ferrari, que a cada corrida ameaçava beliscar a supremacia da Red Bull Racing (RBR). A descoberta veio este domingo. No fim de semana marcado pelo polêmico vaivém das regras, o bicampeão mundial quebrou o gelo da temporada. Finalmente deixou o líder Sebastian Vettel para trás, venceu o GP da Inglaterra e colocou pimenta num campeonato que caminhava para a monotonia.

Os Red Bull de Vettel e Mark Webber completaram o pódio, mas viram pela primeira vez um intruso carro vermelho puxando a fila. O outro Ferrari não aproveitou o embalo: Felipe Massa chegou em quinto, atrás dos dois RBRs e do McLaren de Lewis Hamilton, que cruzou em quarto.

Foi a 27ª vitória da carreira de Alonso, a primeira da escuderia italiana desde o GP da Coreia do Sul no ano passado. Para Vettel, fica o consolo de que correrá em casa daqui a duas semanas, dia 24, no GP da Alemanha. Até lá, a questão do regulamento continua aberta.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirmou que, se houver consenso, a limitação do uso dos difusores será revogada. Mas na reunião deste domingo, antes da corrida, Ferrari e Sauber não assinaram o acordo.

Alonso, que largou em terceiro, ganhou a primeira posição numa paragem nas boxes na 27ª volta, quando Vettel teve problemas com o macaco do seu carro. Após cruzar a linha de chegada e saborear novamente uma vitória, o espanhol vibrou muito. Festejou no pódio e recebeu o troféu diante do príncipe Harry, que tinha visitado os boxes da RBR antes da corrida.

Webber teve a chance de ultrapassar Vettel na última volta, mas a RBR, pela primeira vez, interferiu e pediu para que eles segurassem as posições até o fim. O mesmo não pode ser dito de Massa e Hamilton, que disputaram o quarto lugar até a bandeirada final. O brasileiro tentou ultrapassar na última curva e chegou a ser tocado duas vezes pelo rival, mas não conseguiu a ultrapassagem e chegou 24 milésimos atrás do inglês. O também inglês Jenson Button não teve uma boa corrida em casa. Abandonou a prova e perdeu a vice-liderança do campeonato para Webber.

Na partida, Vettel salta para a frente

A previsão na partida era de que a chuva não daria as caras durante a prova, mas já tinha chovido mais cedo. Com vários pontos molhados na pista, as equipes não tinham outra escolha a não ser largar com pneus intermediários. Quando as luzes vermelhas apagaram-se, Vettel mal precisou mexer no volante para ganhar a primeira posição de Webber. O alemão pisou fundo, deixou o companheiro de equipe na saudade e levantou spray para quem vinha atrás. Massa ameaçou disputar o terceiro lugar com Alonso, mas acabou sendo ultrapassado por Button.

Na segunda volta, enquanto os carros da RBR já abriam dois segundos para Alonso, o brasileiro recuperou a sua posição. E Hamilton, que largou em décimo, voou até quinto, superando inclusive Button, o seu colega de McLaren.

Na quarta volta, a autoconfiança de Hamilton quase lhe deu uma rasteira. Quando já se aproximava de Massa, o inglês perdeu o controle do carro, escapou e permitiu que o brasileiro respirasse. Não levou muito tempo para os dois ficarem colados de novo. A partir da quarta volta, Lewis passou a caçar Felipe na pista, numa disputa que só teria seu último capítulo na bandeirada final.

Michael Schumacher, da Mercedes, ignorou as leis da física e tentou passar através do Sauber de Kamui Kobayashi. Levou a pior e teve de parar para trocar a asa dianteira. Foi parar na 18ª posição e, pouco depois, ainda teve de voltar aos boxes para cumprir uma punição de dez segundos. Ainda assim, o heptacampeão terminaria a corrida em nono, dentro da zona de pontuação.

Na 12ª passagem, os outros pilotos também foram para os boxes, mas por um motivo diferente: colocar os pneus para pista seca. Três voltas depois, quase ao mesmo tempo, os McLarens atacaram os Ferraris. Primeiro foi Button, que tomou a quinta posição de Massa. Em seguida foi Hamilton, que assumiu o terceiro posto deixando Alonso para trás. A resposta do espanhol veio na 24ª volta, quando retomou a posição do inglês.

Nas boxes, Alonso salta para a liderança

Na 27ª, Vettel e Alonso, líder e vice-líder da prova, pararam juntos. O Ferrari ganhou a disputa nas boxes, e ali a corrida mudou de figura. O alemão, que estampava fotos dos mecânicos da RBR no capacete, teve problemas com o macaco que levanta o carro. Perdeu segundos preciosos e viu o espanhol regressar a pista na liderança, seguido de muito perto por Hamilton.

Naquele momento, Vettel e Webber já se viam numa situação pouco comum: atrás de um Ferrari e um McLaren. Pouco acostumado a ver carros à sua frente, Vettel partiu para cima de Hamilton. Na 36ª passagem, tentou dar atacar, os dois quase se tocaram, mas o inglês defendeu-se bem. Aí a RBR redimiu-se do problema da paragem anterior. Fez as contas, chamou Vettel para os boxes e o colocou de volta na pista na frente de Hamilton, que também tinha parado.

Button, que àquela altura estava numa provisória terceira posição, foi prejudicado por um erro da McLaren. Na parada nos boxes, a equipe deu sinal de partida ao carro com a roda dianteira direita solta. O inglês logo percebeu o perigo, encostou e viu-se forçado a abandonar a prova. Com isso, perdeu a vice-liderança do Mundial e, em casa, manteve a sina de nunca vencer ou fazer pole em Silverstone. O seu companheiro de McLaren, em terceiro lugar, sofria com o assédio de Webber, que vinha em quarto. Das boxes, Hamilton recebeu o incentivo: “Faça o que puder para segurá-lo”. Não deu.

A seis voltas do fim, o australiano caprichou na manobra e assumiu a terceira posição. Naquele momento, Alonso abria 17 segundos de vantagem para Vettel, com Webber, Hamilton e Massa na sequência. Os mecânicos da RBR aplaudiram a manobra de Webber, que colocou os dois carros da equipe no pódio. Mas havia um incômodo ponto vermelho no meio da história. Conforme tinha avisado, Alonso realmente descobriu em Silverstone o lugar onde está: no topo.

Veja o resultado final do GP da Inglaterra:

1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m41s951

2. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m38s521

3. Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m38s436

4. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m39s202

5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m38s734

6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m39s499

7. Sergio Pérez (MEX/Sauber- ) – 1m40s933

8. Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – 1m40s446

9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m39s704

10. Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – 1m40s568

11. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – 1m38s982

12. Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – 1m39s211

13. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – 1m39s474

14. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – 1m38s572

15. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m38s877

16. Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) – 1m42s202

17. Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth – 1m42s435

18. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – 1m47s559

19. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) – 1m46s610

Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – parou na volta 40

Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – parou na volta 27

Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – parou na volta 27

Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault)  e Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – pararam na volta 03

 

Classificação no Campeonato de Pilotos:

1. Vettel 204

2. Webber 124

3. Alonso 112

4. Hamilton 109

5. Button 109

6. Massa 52

7. Rosberg 40

8. Heidfeld 34

9. Petrov 31

10. Schumacher 28

11. Kobayashi 25

12. Sutil 10

13. Alguersuari 9

14. Buemi 8

15. Perez 8

16. Barrichello 4

17. Di Resta 2

 

Classificação no Campeonato de Construtores:

1. Red Bull-Renault 328

2. McLaren-Mercedes 218

3. Ferrari 164

4. Mercedes 68

5. Renault 65

6. Sauber-Ferrari 33

7. Toro Rosso-Ferrari 17

8. Force India-Mercedes 12

9. Williams-Cosworth 4

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