Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo suspende actividades da ‘Fizz’

O governo moçambicano suspendeu as actividades da empresa de refrigerantes ‘Fizz’, localizada na Machava, na cidade industrial da Matola, Sul do país, devido a péssimas condições de trabalho naquela unidade.

A medida foi tomada apôs a ocorrência de dois acidentes mortais num espaço de três dias (21 a 24 de Março corrente) não só na Fizz, mas também na multinacional PEPSI.

Os acidentes saldaram-se em dois mortos e um ferido. Com efeito, o Inspector-Geral do Trabalho, Joaquim Siúta, visitou domingo as empresas em causa e constatou péssimas condições de trabalho para a prevenção de riscos profissionais, como acidentes e doenças.

Fonte do Ministério do Trabalho destaca que em face deste cenário, a Inspecção Geral do Trabalho (IGT) determinou a suspensão imediata das actividades da empresa FIZZ, com reinício condicionado à criação de todas as condições legalmente estabelecidas e uma vistoria por parte de quem de direito.

A IGT recomendou aos dois empregadores no sentido de suportarem os encargos do funeral dos trabalhadores, segundo reza a Lei do Trabalho, para além da responsabilização jurídica pelos danos causados aos familiares.

A empresa PEPSI predispôs-se imediatamente a colaborar, tendo inclusive adiantado que um membro da família do malogrado será recrutado para a empresa como forma de minimizar o sofrimento.

Preocupada com o assunto, Sábado passado, a Ministra do Trabalho, Helena Taipo, deslocou-se a PEPSI e na manha de Segunda-feira a empresa FIZZ, tendo, ainda, visitado o trabalhador internado no Hospital Central de Maputo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!