Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo regista gratuitamente crianças e adultos em Muecate

Quinze mil crianças e adultos localizados no posto administrativo de Imala, distrito de Muecate, estão a beneficiar do registo de nascimento gratuito num processo que arrancou oficialmente, Quinta-feira, no quadro de uma iniciativa conjunta do sector dos Registos e Notariado e da Visão Mundial.

De acordo com Gerson Nhancale, oficial de advocacia naquela organização internacional, o registo de nascimento permite às crianças a obtenção de atestado de pobreza quando necessitem de apoio por parte do governo bem como aos adultos o direito de participarem nos processos políticos através da votação que passa pelo registo dos eleitores, mediante a apresentação de um documento oficial da sua existência.

Não raras vezes as crianças, após terminar a quinta classe, não têm possibilidade de prosseguirem os estudos em outros distritos ou vilas por falta de condições financeiras para o efeito, explica o Oficial de Advocacia, Gerson Nhancale, acrescentando que com uma cédula pessoal têm a possibilidade de requerer um atestado de pobreza que lhes confere a possibilidade de prosseguirem com o processo de ensino até ao ensino superior.

Com vista a evitar possíveis situações de registo de estrangeiros, serão envolvidos no processo os líderes comunitários e religiosos das comunidades abrangidas. De salientar que no ano passado a World Vision-Moçambique fez o registo de 60 mil pessoas nos distritos de Murrupula e Muecate.

Porém, no acto da avaliação do processo, os líderes comunitários reportaram a existência de mais pessoas no local onde trabalharam depois de terem atingido as metas. Em face de tal ocorrência, os doadores decidiram alocar outros fundos para o registo de mais 15 mil pessoas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!