Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo persuadido a melhorar estradas, portos e linhas férreas

O Standard Bank acaba de persuadir o Governo moçambicano a melhorar a qualidade das estradas, portos e linhas férreas para rentabilizar as exportações de carvão e outros recursos minerais, cujos preços no mercado externo estão a aumentar.

Segundo Rajaz Kohly, especialista em assuntos de Minas e Metais do Standard Bank, o carvão mineral térmico deverá ser comercializado ao longo dos próximos cinco anos ao preço mínimo de USD200/ton., contra os actuais USD100/ton..

Esta situação obriga Moçambique a aumentar os níveis de produção e produtividade dos minerais para melhorar as suas receitas resultantes das exportações devido a preços atractivos no mercado externo, enfatizou Kohly.

Para ele, Moçambique deve apostar muito no melhoramento do ambiente de negócios como forma de atrair mais investimento directo externo para todos os sectores produtivos, particularmente, para área mineira e aumentar o investimento público com vista ao melhoramento de infra- estruturas como estradas, portos e linhas férreas.

“Moçambique deve aproveitar a oportunidade para exportar mais o seu carvão”, reiterou Kohly, acrescentando que o desafio actual do Executivo de Maputo é atrair mais investimentos para o sector e melhorar infra-estruturas para o escoamento do carvão mineral.

Rajaz Kohly falava, esta Quinta-feira, em Maputo, durante uma conferência de imprensa à margem da realização da conferência anual do Standard Bank com clientes e parceiros comerciais, evento que contou com a presença de cerca de 100 convidados, com destaque para a classe empresarial moçambicana.

Estabilidade cambial

Considerando um cenário de estabilidade cambial e de um menor risco de subida do preço do petróleo no mercado internacional, economistas do Grupo Standard Bank prevêem, para o corrente ano, em Moçambique, uma inflação na ordem de cinco porcento, abaixo das projecções efectuadas pelo Governo de 7,2.

Este cenário foi revelado na mesma oportunidade em que falou Kohly, perante cerca de 200 agentes económicos reunidos no “Economic Briefing” desta instituição bancária, presente no nosso país há já 117 anos.

Um dos oradores do evento, Fáusio Mussa, economista sénior do Standard Bank Moçambique, assegurou “optimismo no alcance de uma inflação inferior, na ordem dos cinco por cento no final deste ano”.

Relativamente à questão cambial, o mesmo especialista económico considera que 2012 poderá ser um ano de muito mais estabilidade, em relação ao ano passado: “Espera-se que a oferta de divisas melhore substancialmente neste segundo trimestre do ano, suportada pela continuidade do investimento estrangeiro, o desembolso de fundos de ajuda externa e de receitas de exportação”.

Organizado pelo Standard Bank Moçambique, o “Economic Briefing” realiza-se uma vez por ano e tem por objectivo apoiar os empresários no processo de tomada de decisão, através do conhecimento das expectativas da evolução da economia moçambicana, regional e mundial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!