Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo paga indemnizações aos trabalhadores da ECMEP

O pagamento de salários em atraso de vários meses e respectivas indemnizações já está em curso em todas as delegações provinciais da defunta Empresa de Construção e Manutenção de Estradas e Pontes (ECMEP), na sequência das greves dos assalariados que se têm registado em todas as províncias.

Uma destas manifestações ocorreu em Maio de 2012, na província nortenha do Niassa, envolvendo 110 trabalhadores da delegação local da ECMEP, que exigiam o pagamento de salários em atraso correspondentes a 32 meses, num montante global de 47 milhões de meticais.

Igualmente os cerca de 250 trabalhadores da ECMEP de Sofala tinham feito greve naquele período, tendo sido interrompida quando foram informados do início do processo de cessação dos seus contratos para dar lugar ao pagamento das indemnizações pelo despedimento sem justa causa decretado pelo Instituto de

Gestão das Participações do Estado (IGEPE) e ainda liquidação de 13 meses de salário em atraso. Paralisação de EN1 e EN6 Caso as promessas não venham a ser satisfeitas “com urgência”, os 250 assalariados da ECMEP de Sofala, incluindo reformados, ameaçam, em carta enviada ao Gabinete do Primeiro-Ministro, Aires Ali, paralisar a circulação rodoviária nas estradas nacionais (EN1 e EN6).

Entretanto, fonte competente do IGEPE revelou, esta sexta-feira ao Correio da manhã que já foi concluído o processo de avaliação económico/ financeira e patrimonial de todas as delegações da Empresa de Construção e Manutenção de Estradas e Pontes e iniciado o processo de desvinculação da sua força de trabalho.

Paralelamente àquele trabalho será iniciado um outro processo, desta feita, de avaliação de cenários de reestruturação que vão permitir a tomada de decisão sobre o futuro desta empresa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!