Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo optimista pela segurança alimentar

O governador da província de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, disse estar satisfeito pelos níveis de produção económica e de segurança alimentar nos distritos de Memba e Mossuril, outrora considerados propensos ao fenómeno de insegurança alimentar.

Tocoli, que falava na localidade de Ampita, Posto Administrativo de Lunga no término de uma visita de trabalho, sublinhou que a melhoria dos níveis de segurança alimentar resultou da queda regular das chuvas naquelas regiões do litoral e ao empenho das populações na produção. Tocoli observou, igualmente, que há uma grande vontade e empenho no incremento dos campos de produção, por parte das populações, a avaliar pela disponibilidade de cereais nos mercados locais.

Segundo o governador de Nampula, o crescimento do movimento do associativismo contribui substancialmente no processo de desenvolvimento local em diferentes áreas de produção, facto que, conforme sustentou, está a reduzir o nível de pobreza nas populações. Tocoli disse que, além da promoção de venda de insumos agrícolas e pesqueiros, bem como de insecticidas, o governo vai continuar a apostar na procura de sementes melhoradas para que a produtividade possa ser incrementada com sucesso nas comunidades locais.

Estamos satisfeitos com os níveis de produção e produtividade que se registam nos distritos de Memba e Mossuril, que demonstram a dedicação da própria população ao trabalho. Podemos, portanto, afirmar que a segurança alimentar é bastante encorajadora. Disse Tocoli, assegurando que o seu governo vai continuar a apostar no apoio aos produtores, através das novas tecnologias de produção. De referir que na campanha agrícola de 2008/2009, o distrito de Memba havia planificado 89.437 hectares de diversas culturas, tendo sido alcançado 97.741 hectares com uma produção global de 201.199 toneladas, correspondente a 109 por cento contra 168.247 toneladas de 2008.

Na campanha agrícola 2009/2010, Memba planificou 101.411 hectares de diversas culturas com uma produção estimada em 217.328 toneladas. Neste momento foram preparados cerca de 100 hectares, correspondente a 105.5 porcento do cumprimento do plano, dos quais 285.5 hectares foram lavrados mecanicamente. Enquanto que o distrito de Mossuril registou em 2009, uma produção de 96.149.7 toneladas numa área cultivada de 26.872,1 hectares, o que representa a um crescimento na ordem de 95.7 por cento.

A produção alimentar do distrito continua estável, numa altura em que as autoridades locais afirmam que a insegurança alimentar reduziu em 50 por cento, na base da produção de variedades de mandioca melhorada e tolerantes à podridão radicular, cujos níveis de podridão em 2004, eram de 80 por cento. Actualmente, a mandioca, o milho, mapira, arroz, mexoeira, feijões, amendoim, batata-doce e hortícolas apresentam-se como as culturas mais praticadas pelas populações locais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!