Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo nigeriano e seita Boko Haram assinam acordo de cessar-fogo

O Governo Federal da Nigéria e o grupo terrorista Boko Haram concluíram um acordo de cessar-fogo, anunciou sexta-feira uma cadeia de televisão privada, instalada em Lagos, citando o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Alex Bardeh.

A cadeia de televisão relatou que Bardeh, um general da Força Aérea, ordenou então a todos os responsáveis de serviços para se conformar com o acordo de cessar-fogo concluído entre a Nigéria e a sita islâmica Boko Haram em todas as frentes de operações.

Segundo esta televisão, o acordo de cessar-fogo segue-se a uma reunião realizada, no mesmo dia, em N’Djamena, a capital do Tchad, na presença do principal secretário particular do Presidente Hassan Tukur, de responsáveis governamentais tchadianos, bem como dos representantes da Boko Haram. Além do cessar-fogo imediato, a reunião permitiu, igualmente abordar sobre a questão da libertação das 219 alunas raptadas a 14 de abril de 2014 pela seita Boko Haram, principalmente em Chibok, no Estado de Borno, situado no nordeste do país.

A agência PANA apurou que, desde o lançamento da sua campanha violenta em 2009, a seita Boko Haram matou mais de 12 mil pessoas, principalmente nos Estados do nordeste de Adamaoua, de Borno e de Yobe. Os três Estados foram colocados sob Estado de emergência em 2013 e milhares de soldados foram desdobrados para combater os insurretos, o que não impediu porém os terroristas de continuar os seus ataques ou mesmo de tomar o controlo de várias cidades e aldeias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!