O Governo Japonês disponibilizou esta quarta-feira (23), em Maputo, um financiamento de 390.807 mil dólares com o objectivo de apoiar as vítimas de minas nos distritos de Muanza, Dondo e Nhamatanda, na província de Sofala.
O embaixador do Japão em Moçambique Akira Mizutani, disse que o valor disponibilizado vai beneficiar 378.373 habitantes, dos quais 142.387 no distrito de Dondo, 210.757 em Nhamatanda e 25.299 em Muanza. Com vista melhorar as condições de vida dos beneficiários, em particular no acesso a saúde.
Segundo Mizutani 91 porcento das vítimas de minas em Moçambique têm um rendimento muito baixo, difícil acesso à assistência médica e psicossocial, devidas as limitações físicas.
Por sua vez, o director do Instituto Nacional de Desminagem (INDE), Alberto Augusto, disse que com o apoio alocado está coberto o défice financeiro que dificultava o processo de desminagem nos distritos acima referidos.
Com o montante serão desminados dois milhões de hectares quadrados em falta naqueles pontos do país, bem como assegurar o apoio as vitimas das minas, que outrora não beneficiavam. O país necessita de 1.5 milhão de dólares para concluir o processo de desminagem numa área de quatro milhões de hectares, de acordo com Alberto Augusto.