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Governo e parceiros avaliam programa integrado do Sector de Estradas

O Governo definiu como prioridades para a segunda fase do Programa Integrado do Sector de Estradas (PRISE), em implementação desde 2007, a concretização dos projectos de construção e asfaltagem das estradas Lichinga/Pemba e Nampula Cuamba, dois grandes corredores da zona Norte de Moçambique.

Segundo o presidente do Fundo Nacional de Estradas, Francisco Pereira, nesta segunda fase do PRISE, a decorrer ate 2014, existem outras prioridades como são os casos da estrada de acesso a Ponte da Unidade, construída sobre o Rio Rovuma, que estabelece a ligação entre Moçambique e a vizinha Tanzânia, bem como a continuação das obras de reabilitação e manutenção das vias primarias e terciárias.

Ainda sobre a estrada Nampula Cuamba, Pereira disse que a perspectiva é de garantir uma ligação via terrestre entre a capital provincial do Niassa, Lichinga, e a cidade portuária de Nacala, através de uma estrada asfaltada. Pereira falou na quarta-feira, em Maputo, durante uma reunião de avaliação do Programa que juntou a mesma mesa o Governo moçambicano e os Parceiros de Desenvolvimento.

O PRISE conta com o financiamento do Governo de Moçambique, o banco mundial, o banco Africano de Desenvolvimento e a Comissão Europeia.Portugal é o maior parceiro do projecto e contribui com cerca de metade dos 1.500 milhões de dólares norteamericanos para esta segunda fase do Programa. Consta que este país está interessado na construção da ponte da Catembe, ligando as duas margens da Baia de Maputo, bem como da respectiva estrada que vai ligar Catembe a região turística da Ponta de Ouro e ainda Boane, na província de Maputo, cujas obras, a serem concluídas até 2014, estão avaliadas em cerca de 500 milhões de dólares norte-americanos.

Entretanto, o Presidente do fundo de Estradas faz uma avaliação positiva da execução da primeira fase do PRISE, embora se tenha situado em cerca de 70 por cento de realização. Com efeito, segundo Pereira, durante o período 2007-2009, fora construídas e concluídas uma série de obras, com destaque para as pontes “Armando Emílio Guebuza “sobre o rio Zambeze, de Guijá (Gaza), da Moamba (Maputo), Lugela (Zambézia), bem como a Ponte da Unidade, já concluída esperando-se a todo o momento para a sua inauguração.

Alias, em relação a ponte da Unidade, neste momento, segundo Pereira, estão em curso obras de construção da estrada de acesso à ponte, ligando a vila municipal de Mueda a Negomano, obras que deverão continuar nesta segunda fase do PRISE.

Outras actividades realizadas na primeira fase contemplaram a reabilitação de alguns troços da estrada nacional Número Um (EN1), cujas obras também continuarão nesta segunda fase, que ainda contemplarão a reabilitação e manutenção de alguns troços da Estrada Nacional numero seis (EN6), que liga a cidade portuária da Beira e a vila fronteiriça de Machipanda, fronteira com o Zimbabwe.

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