Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo do distrito de Eráti rescinde contacto com AFRODRIL

O governo do distrito de Eráti, na província de Nampula, rescindiu o contrato que havia celebrado com a empresa indiana AFRODRIL para abertura de 24 fontes de água, devido a vários constrangimentos que vinham a registar-se no processo de execução das obras. 

Agostinho Chelua, administrador do distrito de Eráti que deu a conhecer a informação ao nosso jornal, referiu que, dentre as várias irregularidades detectadas, destacam-se a má qualidade das obras e a inobservância dos prazos estabelecidos no respectivo caderno de encargo. A fonte disse, ainda, que as fontes de água abertas pela AFRODRIL não chegaram a funcionar em consequência da deficiente qualidade das obras, independentemente dos problemas geofísicos que o distrito enfrenta.

De acordo, igualmente, com Chelua, o projecto de construção das 24 fontes de água naquele ponto da província estava aprazado para até finais de 2008, o que não foi cumprido pela empresa em causa, não obstante a prorrogação que lhe foi concedida.

O nosso interlocutor referiu, por outro lado, que o seu executivo efectuou vários encontros com os técnicos da AFRODRIL com vista a encontrar formas de ultrapassar a situação, mas sem qualquer sucesso, até porque acabaram por abandonar o distrito sem dar conhecimento à administração do distrito.

Tivemos que notificar, por diversas vezes, a empresa nos seus escritórios na capital provincial, foi, quando, então, tentaram remediar a situação com o envio de alguns técnicos, mas dotados de pouco domínio do assunto.

Sublinhou Chelua, que revelou que, em face da desonestidade da AFRODRIL, o valor de 4 milhões de meticais estipulado para as obras, será utilizado para pagar à nova empresa que será encarregada de concluir o projecto, cujo concurso que se encontra em processo de lançamento.

Ressalvou, no entanto, que, devido à experiência amarga que tivemos, o pagamento só será efectuado após a conclusão das obras. O nosso entrevistado deu a conhecer, igualmente, que para este ano está planificada a construção de mais 17 novos furos.

Refira-se que Eráti é um dos distritos que, ao nível da província de Nampuila, mais problemas de abastecimento de água enfrenta, cuja taxa de cobertura situa-se em 27 por cento. Apesar de possuir 136 fontes operacionais, dentre as 179 existentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts